Nesta imagem, podemos observar uma caixa de música que através da fonte (energia mecânica) resulta energia útil (energia sonora) e a energia dissipada (energia mecânica e energia térmica).
- Transferências de energia
- Sistemas abertos (permitem a transferência de matéria e de energia
- Sistemas fechados (só permitem a transferência de energia)
- Sistemas isolados (não permitem nem trocas de matéria nem trocas de energia)
Nas transferências de energia ocorre sempre de um sistema (fonte) para o outro (receptor). Por exemplo, numa caixa de música, a fonte é a energia mecânica e o receptor é a caixa de música
- Transformações de energia
- Energia útil (energia sonora)
- Energia dissipada (energia térmica e energia mecânica)
A energia transfere-se mas no final acabamos sempre por ter a mesma energia. A energia fornecida ao receptor é igual á soma da energia útil com a energia dissipada. A este processo dá-se o nome de princípio da conservação de energia: "A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma e transfere, conservando-se a energia total do Universo".
Temperatura e Calor...O que é a temperatura?
A temperatura é a medida da agitação das partículas que constituem toda a matéria. Quanto maior for essa agitação, maior será a temperatura do corpo.
O que é o calor?
O calor é a energia térmica que é transferida de um corpo para o outro quando estes se encontram a temperaturas diferentes. Quando juntamos dois corpos a temperaturas diferentes irá haver um equilíbrio térmico ou seja a temperatura desses dois corpos será a mesma.
Mecanismos de Transferência de Energia Térmica...
Existem dois mecanismos de transferência de energia térmica:
- Condução- Ocorre nos sólidos. Não há transporte de matéria. Há transporte de energia. Os metais são bons condutores de calor e a madeira é um mau condutor de calor.
- Convecção- Há transporte de energia e de matéria ou seja a convecção é um processo de transferência de energia que ocorre nos fluidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário